Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio
Quem somos
Visitar

Montado do Freixo do Meio apresenta especificidades orgânicas e institucionais que o identificam, dado assumir como posicionamento inicial a necessidade de voltarmos a um olhar primeiro sobre a importância da terra. 1

Ilustração: João Catarino, Grupo do Risco

O vetores do Montado do Freixo do Meio

Montado do Freixo do Meio comporta uma estrutura complexa e por isso faculta um campo de visão onde interagem múltiplos elementos construtivos, os quais se desdobram em diferentes vetores: do territorial ao humano; do agrícola ao económico; do tecnológico ao científico. 2

1 2 Janeira, Ana Luísa (2020). Semeio no Vento com o Montado do Freixo do Meio.

Paisagem

A paisagem do Freixo do Meio é representativa da grande diversidade de vivências do projeto bem como da interação com os sistemas naturais.

Valores naturais

Com mais de 400 hectares de habitat prioritário, é um refúgio importante para a fauna e flora autóctones.

Fatores humanos

O Montado do Freixo do Meio é um espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de comunidade.

Elementos construídos

Na Herdade do Freixo do Meio existem vários elementos construídos, que se podem agrupar em núcleos operacionais.

Projetos

O Montado do Freixo do Meio tem sido um centro de inovação e prática sustentável, marcando um novo rumo na relação com o ecossistema.

Resultados

O Montado do Freixo do Meio, além de ser um modelo exemplar de gestão sustentável, tem demonstrado resultados concretos na mitigação das mudanças climáticas e na promoção da biodiversidade.

O Montado do Freixo do Meio em números

PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn