Quem somos

O Montado como Bem Comum

A Sociedade Agricola do Freixo do Meio, Lda, estrutura o trabalho de economia social desenvolvido na Herdade do Freixo do Meio há várias gerações, pretende essencialmente integrar e regular os diferentes usos deste Bem-comum. O objetivo principal é de gerir de forma eficiente e coletiva o Montado do Freixo do Meio, por forma a compatibilizar a melhoria permanente da relação com os recursos e a obtenção da abundância de bens e de serviços. 

Para tal, a SAdFM, Lda, propriedade da família do agricultor Alfredo Cunhal Sendim, adotou uma fórmula baseada na gestão partilhada do espaço com outras projetos familiares. A instituição Mãe é responsável pela harmonia geral para além de ser responsável pelo Montado (pela Área Protegida) e pelo Monte do Freixo do Meio. 

Os Projectos Autónomos estabelecidos desde 2009, contam hoje com o Mel da Família Abel, com o Pomar do Carlos e da Catarina, com os hortícolas e a transformação de carne da Maria, do Afonso e do João, com a agrofloresta do Mark, com a agrofloresta do Afonso, com o viveiro Healing Forest da Raquel, e com o Projecto de inovação tecnológica Ella Bocara.  

Agostinho da Silva

Agostinho da Silva

Filósofo, poeta, ensaísta, professor, filólogo, pedagogo e tradutor português
1906 — 1994

Apesar de todas as dificuldades, apesar de todos os obstáculos que um sistema económico, que de resto não poderia ter sido outro, lhes levantou, os homens mostraram sempre o seu desejo de cooperação, o gosto da vida em comum em que possam auxiliar-se, puseram sempre como ideal um estado de sociedade, uma organização em que não teriam de separar o seu interesse individual do interesse da comunidade, em que os dois aspetos da sua vida na terra formassem um todo e lhes dessem a harmonia, a paz, a tranquilidade interior que os homens buscam acima de tudo.

 

«As Cooperativas, Iniciação», 1942

Parceiros

António Abel

António Abel

Catarina e Carlos

Carlos e Catarina

Marc Lieber

Marc Lieber

ACS, lda

Afonso

Healling Forest

Ella Bocara

O que nos move hoje e amanhã

Missão da Sociedade Agricola do Freixo do Meio

O que nos move hoje e amanhã

O que nos move hoje e amanhã

Inspirada na essência do Montado, a Sociedade Agricola do Freixo do Meio promove um espaço de cooperação, de inclusão, de desenvolvimento pessoal, de trabalho e de construção de comunidade. Procura a concretização de uma comunidade que integre harmoniosamente o ecossistema a que pertence, que seja autónoma, resiliente, pacifica e ecuménica, num assumido alinhamento com a visão do Quinto Império de Agostinho da Silva. 

A sua missão assenta na exigência, na transparência, na participação sociocrática, no conhecimento e na inovação, enriquecida pelas visões da ciência, da agroecologia, da permacultura e da soberania alimentar. 

Um olhar geral

Uma comunidade que integre harmoniosamente o ecossistema a que pertence

Quem pode ser
cooperante

Os princípios que regem a cooperativa

Âmbito de atuação da cooperativa

Atividades complementares

As pessoas

Uma comunidade aberta ao mundo, dedicada a servir, cooperar e esperançosa num futuro melhor

Os nosos princípios

Fundamentais e cuja concretização se procura dia a dia na Herdade do Freixo do Meio

PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn