Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio
Quem somos
Visitar
Elementos construídos

Na Herdade do Freixo do Meio existem vários elementos construídos, que se podem agrupar em núcleos operacionais: O Monte do Freixo do Meio e edifícios de apoio à produção, o Monte do Freixo de Cima e o núcleo do Monte do Zambujeiro, Monte Novo da Janfreira, Moinho e Monte da Pedra Alta.

Elementos construídos

O Monte do Freixo do Meio é o núcleo principal e é também o ponto de entrada na propriedade, composto por quatro conjuntos de edifícios e construções interligadas que incluem entre outros a “Loja do Freixo do Meio”, ponto de receção aos visitantes onde são fornecidas as informações.

Um segundo conjunto formado pela “Casa da Augusta”, é uma unidade de alojamento local e pela casa dos proprietários.

O terceiro conjunto é formado pela “Escola” em que uma das salas será convertida no futuro “Centro de Interpretação do Montado” e pela “Casa da Professora”, uma unidade de alojamento.

O quarto e maior conjunto de edifícios abrange o lagar, onde é feito o azeite e pisadas as uvas, uma residência, a “Casa da Malta” com quartos com beliches e lavandaria onde moram alguns trabalhadores e se alojam os voluntários. Integra ainda a unidade de transformação de vegetais, o secador de bolota, a sala de processamento da bolota, a sala de confeção, a unidade de preparação de vegetais frescos, o claustro com um jardim interior em torno de um pequeno lago, local que poderá vir a complementar o Centro de Interpretação do Montado, armazéns de ferramentas, sala de apoio à produção vegetal e animal, a cozinha e o restaurante “Cabana dos Bois” onde são servidas refeições diariamente.

 
PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn