Um lugar na Pré-história
5º e 6º anos do 2º Ciclo do Ensino Básico

O tempo das pedras grandes

O megalitismo é um fenómeno que se iniciou com a neolitização e atravessou diferentes fases da pré-história europeia e não só.

Os menires, seguidos das antas, foram os mais antigos monumentos da Europa. No Alentejo, encontramos alguns dos mais extraordinários monumentos desse tipo.

Porquê? Para quê? Como?

Esta atividade pretende colocar os alunos perante os aspetos mais importantes do fenómeno megalítico, com um destaque para as questões técnicas envolvidas na construção dos monumentos.

Introduzido o tema do megalitismo e feita uma contextualização do mesmo na nossa região, com base numa cartografia específica e na visita aos monumentos e réplicas organizadas para o efeito, os participantes são incentivados a movimentar e levantar um menir, usando os recursos técnicos disponíveis na pré-história: alavanca, corda, troncos e força humana. São também convidados a elaborar uma pequena corda de fibras vegetais.

História e Geografia de Portugal

No 5.º ano de escolaridade, as AE definidas incidem no estudo da Península Ibérica: localização, quadro natural e primeiros povos.

– Utilizar referentes de tempo e de unidades de tempo histórico: antes de, depois de, milénio, século, ano, era;

– Localizar, em representações cartográficas de diversos tipos, os locais e/ou fenómenos históricos referidos;

–  Estabelecer relações entre as formas de organização do espaço português e os elementos naturais e humanos aí existentes em cada época histórica e na atualidade;

– Conhecer, sempre que possível, episódios da História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda;

– Reconhecer a ação de indivíduos e de grupos em todos os processos históricos e de desenvolvimento sustentado do território.






2. Erradicar a fome: A saúde do solo é essencial para a produção de alimentos saudáveis. A boa gestão do Montado, focada na gestão do solo, permite produzir alimentos muito saudáveis, nomeadamente bolota, cogumelos, espargos e carne, produzida de forma extensiva e sustentável. A divulgação deste sistema e dos alimentos por ele produzidos é essencial para a sua preservação.

4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.

12. Produção e consumo sustentáveis: Ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam do Montado estamos a apoiar a manutenção e gestão sustentável deste sistema.

13. Ação Climática: Por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.

15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.

MEGA – Centro de Interpretação do Megalitismo Alentejano; Percurso pré-histórico
Corda

Formulário de Reserva

Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.

Estamos ainda abertos a propostas dos professores para desenvolver projetos próprios na Área Protegida, além dos que estão listados.

Contacte-nos pelo formulário ou através do telefone 266 877 136 (De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional.)

 

Duração média prevista: 2 horas

Distância a percorrer: 1 a 4 Km

Grau de dificuldade: fácil

Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água

PARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn