Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio

Um lugar na Pré-história

7º, 8º e 9º anos do 3º Ciclo do Ensino Básico

A vida no neolítico

A chamada revolução neolítica, bem como as suas consequências, são abordados através de um percurso cronológico e temático, instalado no montado, numa paisagem que evoca o ambiente dessa época.

Descrição da Atividade

A contextualização teórica dos principais aspetos da revolução neolítica e da emergência do megalitismo serão discutidos ao longo de um percurso linear que inclui sete clareiras. Este percurso, com cerca de 1km, compreende um menir, um cromeleque, um povoado neolítico em escavação, uma aldeia do neolítico antigo, à escala real, e outra, do Neolítico final, à escala 1: 10. Os participantes são ainda convidados a mover e erguer um menir. Serão apontados alguns temas como a sedentarização, a acumulação de riqueza, o crescimento demográfico e a origem dos conflitos.

Aprendizagens essenciais

HISTÓRIA

  • Consolidar a aquisição e utilizar referentes de tempo e de unidades de tempo histórico: antes de, depois de, milénio, século, ano, era
  • Localizar em representações cartográficas, de diversos tipos, locais e eventos históricos;
  • Compreender a necessidade das fontes históricas para a produção do conhecimento histórico;
  • Relacionar formas de organização do espaço com os elementos naturais e humanos aí existentes em diferentes épocas históricas, ressaltando aspetos diferentes e aspetos que permanecem;
  • Compreender a existência de continuidades e de ruturas no processo histórico, estabelecendo relações de causalidade e de consequência;
  • Relacionar, sempre que possível, as aprendizagens com a História regional e local, valorizando o património histórico e cultural existente na região/local onde habita/estuda;
  • Respeitar a biodiversidade, valorizando a importância da riqueza das espécies vegetais e animais para o desenvolvimento das comunidades humanas.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável






2. Erradicar a fome: A saúde do solo é essencial para a produção de alimentos saudáveis. A boa gestão do Montado, focada na gestão do solo, permite produzir alimentos muito saudáveis, nomeadamente bolota, cogumelos, espargos e carne, produzida de forma extensiva e sustentável. A divulgação deste sistema e dos alimentos por ele produzidos é essencial para a sua preservação.

4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.

12. Produção e consumo sustentáveis: Ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam do Montado estamos a apoiar a manutenção e gestão sustentável deste sistema.

13. Ação Climática: Por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.

15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.

Local

Mega – Centro de Interpretativo do Megalitismo Alentejano, Percurso pré-histórico

Formulário de Reserva

Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.

Informações úteis

À chegada deve dirigir-se à loja para registo de entrada.

Número de visitantes: min. de 30 / máx. de 60 pessoas.

Horário: Manhã ou Tarde

Marcação prévia: OBRIGATÓRIA.

Duração: 2 horas.

Distância a percorrer: 1 a 4 Km.

Grau de dificuldade: fácil.

Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água.

Os produtos turísticos apresentados podem ser adequados e combinados de forma a se obter um programa adequado a grupos e públicos específicos.

Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda., Operador de Atividades Turísticas – Ar Livre / Natureza e Aventura – RNAAT Registo n.º 378/2022

PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn