Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio
Quem somos
Visitar
A vida no Montado
7º, 8º e 9º anos do 3º Ciclo do Ensino Básico

Bichos-de-conta e outras histórias invisíveis

O Montado é um agroecossistema que ocupa uma área significativa em Portugal e o solo é uma das componentes mais importantes para a sua preservação. Na Área Protegida do Montado do Freixo do Meio, a gestão é especialmente orientada para a proteção do solo. Os bichos-de-conta são o ponto de partida para conhecermos tudo o que se passa abaixo da nossa vista, escondido no solo do Montado, tanto do ponto de vista das raízes, como da micro e macrofauna e dos nutrientes que fazem crescer alimentos nutritivos e saudáveis.

Nesta atividade os bichos-de-conta são a desculpa para falarmos de um meio essencial para a manutenção do Montado e a produção de alimentos saudáveis – o solo. Desde o estranho sistema de irrigação desenvolvido pelas árvores, à exuberante vida que se desenvolve neste meio e possibilita a criação de alimentos mais saudáveis, ou às simbioses que se estabelecem entre os fungos e as raízes das plantas que povoam os nossos Montados, abordaremos um conjunto diversificado de assuntos, ao longo de uma visita que se inicia no Centro de Interpretação e depois continua com pelo Montado, acompanhada por pequenas experiências associadas ao solo. Observaremos diferentes tipos de solo e observaremos a sua vida com recurso a lupas. Falaremos ainda dos fatores de perturbação do solo que acabam por ter impacto no sistema natural e nos alimentos que dele resultam. Haverá espaço para a colocação de questões e uma reflexão conjunta para pensarmos criticamente sobre a importância do solo nas nossas vidas.






2. Erradicar a fome: A saúde do solo é essencial para a produção de alimentos saudáveis. A boa gestão do Montado, focada na gestão do solo, permite produzir alimentos muito saudáveis, nomeadamente bolota, cogumelos, espargos e carne, produzida de forma extensiva e sustentável. A divulgação deste sistema e dos alimentos por ele produzidos é essencial para a sua preservação.

4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.

12. Produção e consumo sustentáveis: Ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam do Montado estamos a apoiar a manutenção e gestão sustentável deste sistema.

13. Ação Climática: Por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.

15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.

Centro de Interpretação do Montado, caminhada até à Porta do Montado

Formulário de Reserva

Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.

Estamos ainda abertos a propostas dos professores para desenvolver projetos próprios na Área Protegida, além dos que estão listados.

Contacte-nos pelo formulário ou através do telefone 266 877 136 (De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional.)

 

Duração média prevista: 2 horas

Distância a percorrer: 1 a 4 Km

Grau de dificuldade: fácil

Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água

PARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn