Início » Bichos-de-conta e outras histórias invisíveis
A vida no Montado
•
7º, 8º e 9º anos do 3º Ciclo do Ensino Básico
O Montado é um agroecossistema que ocupa uma área significativa em Portugal e o solo é uma das componentes mais importantes para a sua preservação. Na Área Protegida do Montado do Freixo do Meio, a gestão é especialmente orientada para a proteção do solo. Os bichos-de-conta são o ponto de partida para conhecermos tudo o que se passa abaixo da nossa vista, escondido no solo do Montado, tanto do ponto de vista das raízes, como da micro e macrofauna e dos nutrientes que fazem crescer alimentos nutritivos e saudáveis.
Nesta atividade os bichos-de-conta são a desculpa para falarmos de um meio essencial para a manutenção do Montado e a produção de alimentos saudáveis – o solo. Desde o estranho sistema de irrigação desenvolvido pelas árvores, à exuberante vida que se desenvolve neste meio e possibilita a criação de alimentos mais saudáveis, ou às simbioses que se estabelecem entre os fungos e as raízes das plantas que povoam os nossos Montados, abordaremos um conjunto diversificado de assuntos, ao longo de uma visita que se inicia no Centro de Interpretação e depois continua com pelo Montado, acompanhada por pequenas experiências associadas ao solo. Observaremos diferentes tipos de solo e observaremos a sua vida com recurso a lupas. Falaremos ainda dos fatores de perturbação do solo que acabam por ter impacto no sistema natural e nos alimentos que dele resultam. Haverá espaço para a colocação de questões e uma reflexão conjunta para pensarmos criticamente sobre a importância do solo nas nossas vidas.
2. Erradicar a fome: A saúde do solo é essencial para a produção de alimentos saudáveis. A boa gestão do Montado, focada na gestão do solo, permite produzir alimentos muito saudáveis, nomeadamente bolota, cogumelos, espargos e carne, produzida de forma extensiva e sustentável. A divulgação deste sistema e dos alimentos por ele produzidos é essencial para a sua preservação.
4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.
12. Produção e consumo sustentáveis: Ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam do Montado estamos a apoiar a manutenção e gestão sustentável deste sistema.
13. Ação Climática: Por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.
15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.
Formulário de Reserva
Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.
Informações úteis
À chegada deve dirigir-se à loja para registo de entrada.
Número de visitantes: min. de 30 / máx. de 60 pessoas.
Horário: Manhã ou Tarde
Marcação prévia: OBRIGATÓRIA.
Duração: 2 horas.
Distância a percorrer: 1 a 4 Km.
Grau de dificuldade: fácil.
Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água.
Os produtos turísticos apresentados podem ser adequados e combinados de forma a se obter um programa adequado a grupos e públicos específicos.
Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda., Operador de Atividades Turísticas – Ar Livre / Natureza e Aventura – RNAAT Registo n.º 378/2022