Um lugar na Pré-história
10º, 11º e 12º anos do Ensino Secundário

As consequências do neolítico

As mudanças introduzidas com a Revolução neolítica, também designada por Revolução Agrícola, tiveram consequências significativas, nas comunidades humanas, a par do início da antropização da paisagem. Esta atividade visa evidenciar os processos de continuidade e mudança, estabelecendo pontes conceptuais entre o passado e o presente, tendo o Montado como pano de fundo.

Num percurso museológico de ar livre, organizado em função dos principais aspetos do quotidiano e da monumentalidade neolítica (megalitismo), serão evocadas questões fundamentais do nosso tempo, cuja raiz remonta à instalação das primeiras sociedades agro-pastoris, nomeadamente as alterações climáticas, a desflorestação, o crescimento demográfico, a propriedade sobre a terra, a estratificação social e a guerra, entre outras.

O percurso inclui a visita a um povoado do Neolítico antigo, em estudo, e a um menir, para além de réplicas de um cromeleque, um povoado do Neolítico antigo e outro do Neolítico final.

Pressupondo-se a necessidade de mobilizar as aprendizagens do ensino básico, este documento estrutura-se em torno de quatro eixos organizadores:

  • valorização do conhecimento histórico decorrente de uma construção rigorosa que resulta da confrontação de fontes e de hipóteses;
  • opção pela abordagem de aspetos significativos da evolução da humanidade, integrando linhas de reflexão problematizadoras das relações entre o passado e o presente, privilegiando uma vertente socioeconómica;
  • aquisição de referentes seguros que possibilitem a compreensão das grandes questões nacionais e dos problemas decorrentes da globalização;
  • opção por uma pedagogia que envolve os alunos na construção do conhecimento, permitindo o aprofundamento de determinados temas, a mobilização de componentes locais para a construção do currículo e as explorações interdisciplinares.





2. Erradicar a fome: A saúde do solo é essencial para a produção de alimentos saudáveis. A boa gestão do Montado, focada na gestão do solo, permite produzir alimentos muito saudáveis, nomeadamente bolota, cogumelos, espargos e carne, produzida de forma extensiva e sustentável. A divulgação deste sistema e dos alimentos por ele produzidos é essencial para a sua preservação.

4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.

12. Produção e consumo sustentáveis: Ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam do Montado estamos a apoiar a manutenção e gestão sustentável deste sistema.

13. Ação Climática: Por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.

15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.

MEGA – Centro de Interpretação do Megalitismo Alentejano; Rota As Origens.

Formulário de Reserva

Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.

Estamos ainda abertos a propostas dos professores para desenvolver projetos próprios na Área Protegida, além dos que estão listados.

Contacte-nos pelo formulário ou através do telefone 266 877 136 (De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional.)

 

Duração média prevista: 2 horas

Distância a percorrer: 1 a 4 Km

Grau de dificuldade: fácil

Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água

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