A vida no Montado
3º e 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Zagaio – o gaio colecionador

O Montado é um agroecossistema que ocupa uma área significativa em Portugal e o gaio é uma das aves que tira melhor partido deste sistema. Na Área Protegida do Montado do Freixo do Meio, Zagaio conta-nos a história da sua coleção de bolotas e de como, além de encher a sua dispensa, ainda semeia novas árvores. Fala-nos da importância do Montado e do facto de este ser um dos sistemas europeus com mais biodiversidade. Fala-nos dos outros animais com quem partilha as bolotas e dos animais que vivem no montado.

Nesta atividade, Zagaio é o protagonista e convida-nos a conhecer a sua coleção de bolotas e as árvores que ajudou a semear. Ainda nos fala dos outros animais com hábitos semelhantes a ele, com quem partilha as bolotas, mas também o hábito de semear novos carvalhos. Por acréscimo ainda nos fala dos outros animais do Montado, os grandes e os pequenos, os que voam e os que rastejam, os que vivem no solo ou por baixo da casca das árvores. Depois desta história deslocamo-nos para o carvalhal que rodeia o Centro de Interpretação do Montado e vamos, utilizando diferentes métodos, contar animais. Vamos reunir-nos em pares e utilizaremos molduras de cartão para contar quantos insetos vemos a olho nu, quantos pássaros diferentes escutamos em 10 minutos, quantos rastos e vestígios de animais conseguimos identificar. Regressaremos ao Centro de Interpretação para refletir sobre os resultados e a importância dos animais na manutenção do sistema Montado.

Falamos de biodiversidade focada na fauna e sobre as diferentes funções que os animais podem ter no ecossistema. Abordamos o conceito de biodiversidade e introduzimos a contagem e identificação sumária de algumas espécies.






2. Erradicar a fome: a bolota representou, desde a pré-história até um passado relativamente recente, um importante complemento da sua alimentação. Apresenta características nutricionais interessantes e pretendemos, ao divulgar este produto e os produtos com ele elaborados, recuperar a sua importância e o seu contributo para a nossa alimentação e uma nutrição equilibrada.

4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.

12. Produção e consumo sustentáveis: Uma vez que a azinheira e o sobreiro fazem parte de um sistema multifuncional sustentável, ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam destas árvores estamos a apoiar a sua manutenção e gestão sustentável.

13. Ação Climática: por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.

15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.

Centro de Interpretação do Montado, carvalhal que rodeia o Centro de Interpretação do Montado
Bolacha de bolota

Formulário de Reserva

Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.

Estamos ainda abertos a propostas dos professores para desenvolver projetos próprios na Área Protegida, além dos que estão listados.

Contacte-nos pelo formulário ou através do telefone 266 877 136 (De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional.)

 

Duração média prevista: 2 horas

Distância a percorrer: 1 a 4 Km

Grau de dificuldade: fácil

Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água

PARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn