Início » Os Freixinhos vêm viver para o Freixo
Introdução à pré-história, centrada no início da neolitização do interior alentejano.
Os Freixinhos são uma família de caçadores-recolectores que vieram dos concheiros de Muge, procurar um lugar para se instalarem e iniciarem um novo modo de vida. Construíram no Freixo uma pequena aldeia e tornaram-se pastores e agricultores. E muita coisa mudou…
Teatro-história. O tema é introduzido em sala, através de várias narrativas, por meio de um teatrinho de fantoches. As histórias têm, para além dos personagens, um narrador que vai interagindo com os espectadores, fazendo perguntas e pedindo opiniões. A peça aborda temas como a diferença entre animais selvagens e animais domésticos, as novidades na alimentação neolítica (a sopa, o leitinho), a importância da bolota ou o respeito pela floresta.
A área do Conhecimento do Mundo enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Esta sua curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades para aprofundar, relacionar e comunicar o que já conhece, bem como pelo contacto com novas situações que suscitam a sua curiosidade e o interesse por explorar, questionar descobrir e compreender. A criança é encorajada a construir as suas teorias e conhecimento acerca do mundo que a rodeia.
4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.
12. Produção e consumo sustentáveis: Ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam do Montado estamos a apoiar a manutenção e gestão sustentável deste sistema.
13. Ação Climática: Por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.
15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.
Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.
Estamos ainda abertos a propostas dos professores para desenvolver projetos próprios na Área Protegida, além dos que estão listados.
Contacte-nos pelo formulário ou através do telefone 266 877 136 (De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional.)
Duração média prevista: 2 horas
Distância a percorrer: 1 a 4 Km
Grau de dificuldade: fácil
Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água
PARTILHE