A vida no Montado
1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Abel – o sobreiro que dá mel

O Montado é um agroecossistema que ocupa uma área significativa em Portugal e o sobreiro e a azinheira são as árvores que ocupam maioritariamente este sistema. Na Área Protegida do Montado do Freixo do Meio, Abel – o sobreiro que dá mel, fala-nos sobre a importância das árvores no Montado, os diferentes carvalhos as suas funções no sistema. Fala-nos ainda nas principais diferenças entre o sobreiro a azinheira e outros carvalhos do Montado e do que têm em comum. Fala-nos das diferentes espécies que utilizam estas árvores como abrigo e até de outras menos visíveis que se encontram fora da vista, no solo.

Teatro-história. Tudo se organiza em volta de uma caixa que permite apoiar o teatro-história, arrumar os materiais e com a qual os participantes podem interagir. Nesta atividade iniciamos com uma história em que Abel – o sobreiro que dá mel, nos fala da sua vida e dos seus amigos, sobreiros e azinheiras que povoam o Montado. À medida que tiramos diferentes objetos e imagens da caixa como cortiça, diferentes folhas, bolotas e ramos, Abel vai-nos falando das diferentes espécies de árvores que se desenvolvem no Montado e do que elas produzem, nomeadamente bolotas, cortiça, lenha, cogumelos e mel resultante das suas flores (o candeio) e da melada que se produz nas suas folhas. Também nos fala das inúmeras espécies que se abrigam nos seus ramos e tocas naturais, nomeadamente a águia de asa redonda, a trepadeira azul, o pica-pau, o gato-bravo, a fuinha, entre outros de maiores e menores dimensões. Ainda nos fala da vida no solo que se associa às suas raízes, fungos, insetos, minhocas, bichinhos de conta, entre outros. Nesta história há ainda espaço e incentivo para a colocação de questões por parte das crianças bem como uma reflexão conjunta sobre a importância dos carvalhos na nossa vida. Depois desta história os alunos participarão numa atividade de exploração de diferentes materiais, compondo desenhos mediante o registo de texturas dos diferentes troncos, utilizando folhas de árvores e desenhando os diferentes elementos associados à árvore – aves, insetos, etc.

Promoção da importância da cooperação. Abel – o sobreiro que dá mel, vive em estreita colaboração com outros seres que se abrigam nos seus ramos e tronco. Vivem em comunidade com o homem e os outros animais que frequentam o Montado ajudando-os ao fornecer alimento e abrigo em troca da capacidade que estes têm de se deslocar e semearem novas árvores.

Falamos da alimentação e de um sistema agrícola sustentável que produz alimentos saudáveis e que ocupa uma parte significativa do nosso território no sul de Portugal que é o Montado.





4. Educação de qualidade: Os nossos programas promovem a literacia ecológica fora do espaço usual de aprendizagem, conduzindo a aprendizagens mais significativas e no âmbito do saber-fazer.

12. Produção e consumo sustentáveis: Uma vez que a azinheira e o sobreiro fazem parte de um sistema multifuncional sustentável, ao promover o consumo de bolotas e de outros produtos que resultam destas árvores estamos a apoiar a sua manutenção e gestão sustentável.

13. Ação Climática: por via do conhecimento sobre as árvores e os seus produtos estamos a promover um sistema fixador de carbono, que funciona como tampão para o avanço da desertificação.

15. Proteger a vida terrestre: O Montado e os seus elementos, nomeadamente as árvores, constituem um dos sistemas com mais biodiversidade da Europa, enquanto providenciam alimentos. É um dos poucos sistemas produtivos com elevado valor natural e que provisiona importantes serviços dos ecossistemas.

Centro de Interpretação do Montado
Desenho de uma árvore composta pelo aluno recorrendo a texturas de diferentes troncos e diferentes materiais que irão compor a árvore e os diferentes elementos que com ela convivem

Formulário de Reserva

Deve aguardar a resposta após a submissão do pedido de reserva.

Estamos ainda abertos a propostas dos professores para desenvolver projetos próprios na Área Protegida, além dos que estão listados.

Contacte-nos pelo formulário ou através do telefone 266 877 136 (De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Chamada para a rede fixa nacional.)

 

Duração média prevista: 2 horas

Distância a percorrer: 1 a 4 Km

Grau de dificuldade: fácil

Recomendações: 1. Indumentária confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água

PARTILHE

Facebook
Twitter
LinkedIn