A visita “As Origens” insere-se no conceito de turismo científico e destina-se especialmente a estudiosos interessados em aprofundar conhecimentos sobre períodos históricos específicos.
Esta visita é particularmente relevante para aqueles que desejam explorar temáticas relacionadas com o Neolítico e o megalitismo, oferecendo uma oportunidade única para observar e estudar de perto os vestígios e reconstruções de povoados antigos, mediante abordagens científicas rigorosas.
Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de observar um povoado neolítico que está atualmente a ser escavado e estudado. Este trabalho arqueológico está a ser liderado por Manuel Calado e a sua equipa de especialistas.
Adicionalmente, a visita inclui uma exploração a uma réplica de uma aldeia neolítica. Este espaço foi recriado por Manuel Calado utilizando técnicas de arqueologia experimental, com o objetivo de simular a vida num povoado com mais de 7000 anos.
Esta imersão proporciona uma compreensão aprofundada da pré-história e das metodologias científicas usadas para desvendar os modos de vida dos nossos ancestrais.
À chegada deve dirigir-se ao Centro de Acolhimento para registo de entrada.
Duração: 2 horas
Distância a percorrer: 1 a 4 km, aproximadamente
Grau de dificuldade: fácil
Recomendações: 1. Indumentária e calçado confortável e adequada à atividade e meteorologia; 2. Cantil com água
Todos os preços incluem IVA à taxa legal em vigor
Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda., Operador de Atividades Turísticas – Ar Livre / Natureza e Aventura – RNAAT Registo n.º 378/2022.
Registo Nacional de Alojamento Local 29558/AL e 97457/AL.