– Mais de 600 pessoas na Herdade do Freixo do Meio
- 350 cozidos tradicionais de bolota servidos
– 80 pães de bolota vendidos
- Muitos sorrisos e partilha
O dia 17 de Março foi dia de festa em homenagem à bolota encerrando a IV Semana da Bolota, promovida pelo município de Montemor-o-Novo.
Um programa cheio de actividades de natureza, visita às hortas, animais e agrofloresta do Freixo do Meio, intercalado com o tradicional almoço de cozido com bolota, mas também com ofertas vegetarianas e uma mostra repleta de produtos artesanais de bolota.
À tarde, as conversas em torno do valor ecológico do emblemático fruto do montado alentejano, relembraram a importância que representa na alimentação humana. A caminhada com as ovelhas da Raça Merino Preto de manhã pelo montado, atraiu muitas famílias e foi um dos pontos altos do evento.
O dia terminou com instrospecção e alguma filosofia entre os presentes no claustro. Um momento de reflexão sobre ética, contextualizando a Carta de Princípios da Herdade do Freixo do Meio.
OBSERVAÇÂO
Os pratos, talheres e copos servidos no restaurante e bares do evento são feitos de materiais vegetais biodegradáveis e são separados para compostagem. Embora sejam bastante parecidos com o material plástico convencional, são feitos à base de polímeros de amido de milho e não de carbono.
No entanto, querendo sempre melhorar, convidamo-vos a trazer o vosso copo e talheres no próximo evento…já agendado para o dia 12 de Maio – o III Encontro da Espiga!