No dia 13 de novembro alguns dos rostos da Ação Pessoas Pelo Clima foram recebidos no Luxemburgo por dirigentes de organizações não governamentais de ambiente europeias, cientistas e cidadãos do movimento Wemove.eu e da aliança Climate Action Network Europe.
Três famílias portuguesas [incluindo Alfredo Sendim, coordenador da Cooperativa de Usuários Herdade do Freixo do Meio], juntamente com famílias de mais seis países (Alemanha, França, Itália, Roménia, Quénia e Fiji) apresentaram em Maio de 2018 uma ação legal no Tribunal Geral da União Europeia contra o Parlamento e Conselho Europeus.
Exigem-se políticas comunitárias mais ambiciosas face às metas climáticas estabelecidas pela UE para 2030, invocando o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos, a proteção do ecossistemas e da economia local relativamente aos efeitos adversos das alterações climáticas.
Até à data mais de 160 mil europeus manifestaram o seu apoio a esta iniciativa inédita de cidadãos, subscrevendo a petição People ́s Climate Case.