Bom ano a todos os co-produtores e amigos do Montado do Freixo do Meio!

Damos os primeiros passos em 2020 guiados pela Gratidão. Fazemos uma breve retrospectiva de alguns dos melhores momentos que passaram pelo nosso Montado. Nos próximos 365 dias, continuamos a missão iniciada em 1990, de produzir alimentos com Ética e em cooperação com a natureza, tal como nos ensina a floresta, a nossa casa.

Plantamos, cuidamos e colhemos encorajados pelo Plano da Vida e motivados pela urgência de regeneração dos sistemas naturais num clima cada vez mais incerto e instável. A nossa convicção é que não há tempo a perder para voltarmos a valorizar a Agroecologia, apoiar a agricultura de proximidade e a alimentação sã, para pôr as mãos na terra, recuperar solos e linhas de água, plantar árvores, preservar a biodiversidade, impulsionar a fotossíntese e a retenção de gases com efeito de estufa, recuperar os ciclos de fertilidade e promover a consciência ambiental, entre todos nós, com actos concretos e consistentes, com tolerância, amor e compreensão…

Vamos continuar a germinar a mudança!

Em 2019 tivemos muitos motivos para celebrar e tantos outros para agradecer:

– Visitaram o Montado do Freixo do Meio mais de 2.000 pessoas não só de Portugal como de vários pontos do mundo! Demos a conhecer a 14 escolas nacionais e a 10 institutos de cinco universidades diferentes o nosso projecto de economia social, as nossas práticas agroecológicas, a produção animal e as agroflorestas, assim como as nossas 7 microfábricas de produção artesanal.

– Despertámos a curiosidade de vários órgãos de comunicação social, tivemos a oportunidade de divulgar o nosso trabalho e o jornalista inglês John Vidal viajou até aos Foros de Vale Figueira para nos conhecer. Resultado? Fomos destacados no The Guardian. 

– Estivemos presentes no 4.º Congresso Internacional de Agrofloresta em Montpellier.

– Fomos referenciados no Estudo da Agência Europeia de Ambiente como um exemplo a seguir na adaptação às alterações climáticas! (espreitem a página 79).

– Contribuímos para o desenvolvimento pessoal e social, assim como para a formação de consciência crítica de centenas de crianças e  jovens. Acolhemos o projecto pessoasPessoas e os campos de férias do Colégio Pedro Arrupe, do Bairro Fonte da Prata e da Associação AAMA.

– Temos uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) cada vez mais forte, consciente e consolidada. Cada vez mais famílias têm um papel ativo na sua alimentação e apoiam o Programa Partilhar as Colheitas Freixo do Meio.

– O Peru Preto do Natal regressou ao Freixo do Meio, aliás a Perua. Experimentámos criar apenas fêmeas da genética KellyBronze e procurámos inovar, dando a provar a Perua Biológica Maturada.

– Celebrámos em três ocasiões a Vida, a abundância dos recursos do nosso montado e os ciclos da natureza: no 5.º Encontro da Bolota (Março), no 3.º Encontro da Espiga (Maio) e no 8.º Encontro do Outono (Novembro). Servimos durante todo o ano muitos cozidos alentejanos biológicos!

– Fomos homenageados com o “Prémio de Mérito – Sustentabilidade 2019” atribuído pela Fundação INATEL.

– Recebemos o II Encontro pelas Florestas, a Jornada de Maneio Holístico com Allan Savory, o 3.º Curso de Agricultura com Ernst Gotsch, o 26.º Aniversário da SPEA…entre outros eventos e parcerias  de celebração no nosso Montado. 

A Cooperativa de Usuários do Freixo do Meio deseja-vos no novo ano que agora começa muita saúde, prosperidade, felicidade, união e esperança!

Visitem, aprendam e celebrem no Montado do Freixo do Meio!

PARTILHE
Facebook
X
LinkedIn