Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio
BLOG

Natureza e Atividades para Todos

A Área Protegida do Montado do Freixo do Meio é para todos e tem como uma das suas principais funções servir de projeto demonstrador sobre práticas integrativas de conservação da natureza.
Um dos nossos objetivos, com a criação da Área Protegida, é a promoção da literacia ecológica junto das diferentes faixas etárias e todas as atividades desenvolvidas para os que visitam o Montado do Freixo do Meio têm, como objetivo último, a partilha deste tipo de competências por via da vivência, experienciação e questionamento. Desta forma, desenvolvemos dois conjuntos principais de atividades direcionados às escolas, por um lado, e ao público em geral, por outro.
As atividades direcionadas às escolas subdividem-se em duas linhas temáticas principais. Numa destas linhas trabalhamos essencialmente os assuntos da Agroecologia, do Montado e da produção sustentável de alimentos (A Vida no Montado). Na linha temática da Arqueologia abordamos essencialmente o modo como a população humana transformou a paisagem, ao longo dos diferentes períodos históricos para, através dela, responder às diferentes necessidades do seu dia a dia (Um lugar na Pré-história). Os nossos programas estão direcionados, também, para diferentes faixas etárias, abrangendo desde o ensino pré-escolar ao final do ensino secundário.
Para além destas propostas estamos abertos a outras que nos sejam colocadas por parte dos professores, tanto relativamente a outros temas que faça sentido desenvolvermos no Montado do Freixo do Meio, como a projetos próprios que os professores desejem desenvolver no nosso espaço.
Para o público em geral desenvolvemos outras atividades que permitem, a diferentes tipologias de grupos, tirar o maior partido da sua visita a esta Área Protegida. Desta forma disponibilizamos a visita autoguiada, que possibilita observar o Monte e a área envolvente ao mesmo. A visita guiada, para grupos de diferentes dimensões, possibilita a entrada no Montado e o aprofundamento sobre a nossa atividade, sobre o que é este sistema e como funciona, as nossas práticas inovadoras na área da Agroecologia e do combate às alterações climáticas, entre outros temas como a Bolota. Para grupos pequenos esta visita assume um carácter personalizado. O Safari possibilita aprofundarmo-nos mais nas diferentes áreas de Montado, visitando os animais, a zona mais remota, onde promovemos uma renaturalização controlada do sistema e a zona de inovação, onde o nosso objetivo é reverter, por diversos processos, a desarborização ocorrida no passado. Este Safari destina-se a grupos de até 20 pessoas que pretendam fazer uma visita num atrelado. A Caminhada é uma modalidade destinada essencialmente a caminheiros focados em adentrar na paisagem do Montado do Freixo do Meio, percorrendo cerca de 6 quilómetros em terreno de declives ligeiros enquanto vão conhecendo os pontos mais pitorescos e encantadores da Área Protegida. A visita “As Origens” foca-se sobre aspetos da arqueologia e da ocupação do Montado nos diferentes períodos históricos, com especial destaque para o período do Neolítico. Esta visita inclui a observação do sítio de implantação de um povoado neolítico, que tem sido escavado e estudado pelo arqueólogo Manuel Calado e outros colegas, bem como a visita a uma réplica de uma aldeia neolítica onde o mesmo arqueólogo utilizou técnicas de arqueologia experimental para recriar, com a maior fidelidade possível, o que seria um povoado com cerca de 7 000 anos e o seu dia a dia.
O CIMA, Centro de Interpretação do Montado e o MEGA, Centro de Interpretação do Megalitismo são dois centros de partilha de conhecimento que, para além de potenciarem as Visitas, constituem, por si só, uma valiosa experiência.
Porque uma parte da nossa missão passa por produzir alimentos saudáveis e saborosos de forma sustentável, sugerimos que alargue a sua experiência saboreando as nossas refeições na Cantina Cabana dos Bois ou em formato “Piquenique”.
Dispomos de alojamentos com diferentes tipologias que variam desde o conforto da Casa da Augusta, à simplicidade da Casa da Malta, passando pela experiência da Casa da Professora, ou pela imersão no nosso Eco Camping. A estadia na Área Protegida oferece a oportunidade de uma experiência mais prolongada e profunda.
É para nós habitual partilhar a nossa casa para que possa desenvolver o seu evento particular ou corporativo.
Por último, com o objetivo de aproximar os residentes mais próximos da sua Área Protegida, organizamos algumas quartas-feiras especiais, as Quartas-Freixo. Cá o aguardamos, todos os dias úteis, para além dos seis Mercados Domingueiros, que se realizam ao longo das quatro estações do ano.
Nestes dias, preparamo-nos de forma especial para partilhar este nosso legado cultural e ecológico.
Todas as atividades são gratuitas para crianças até aos 12 anos, exceto as atividades escolares.
A sua receção no nosso Centro de Acolhimento, bem como todas as atividades e visitas serão feitas em português ou inglês. Por marcação podemos também comunicar em alemão, castelhano ou francês.

PARTILHAR
Facebook
Twitter
LinkedIn