Início » Alimento » Produção » Agrofloresta do Montado » Os animais domésticos
No Montado do Freixo do Meio são criados animais das raças domésticas mais expressivas e ancestrais da Península Ibérica, ou seja, mais próximas do primitivo selvagem que lhes deu origem. Isto quer dizer que estes animais mantêm, em grande medida, a capacidade de desempenhar funções vitais no ecossistema.
Efetuamos, em paralelo, um trabalho ativo de conservação genética, gerindo os efetivos e colaborando com os livros genealógicos oficiais das respetivas raças, bem como contribuímos para a preservação do património cultural gastronómico coletivo.
Desta forma criamos, no Montado do Freixo do Meio, cerca de 100 vacas barrosãs, 260 porcos alentejanos, 80 ovelhas merino preto e 50 galinhas pretas lusitânicas.
O pastoreio destes animais é feito recorrendo à Gestão Holística de Pastoreio, com o objetivo de restaurar as pastagens e regenerar os solos do nosso Montado, tornando a terra novamente produtiva. A implementação desta prática no Freixo do Meio atraiu a atenção do seu criador Allan Savory que nos visitou em 2019.