Os animais domésticos com que cooperamos no Montado do Freixo do Meio são elementos essenciais, não apenas na garantia do funcionamento do sistema natural, mas também na sua regeneração.

Animais de raças ancestrais da Península Ibérica que cooperam com o sistema natural

No Montado do Freixo do Meio são criados animais das raças domésticas mais expressivas e ancestrais da Península Ibérica, ou seja, mais próximas do primitivo selvagem que lhes deu origem. Isto quer dizer que estes animais mantêm, em grande medida, a capacidade de desempenhar funções vitais no ecossistema.

Efetuamos, em paralelo, um trabalho ativo de conservação genética, gerindo os efetivos e colaborando com os livros genealógicos oficiais das respetivas raças, bem como contribuímos para a preservação do património cultural gastronómico coletivo.

Desta forma criamos, no Montado do Freixo do Meio, cerca de 100 vacas barrosãs, 260 porcos alentejanos, 80 ovelhas merino preto e 50 galinhas pretas lusitânicas. 

O pastoreio destes animais é feito recorrendo à Gestão Holística de Pastoreio, com o objetivo de restaurar as pastagens e regenerar os solos do nosso Montado, tornando a terra novamente produtiva. A implementação desta prática no Freixo do Meio atraiu a atenção do seu criador Allan Savory que nos visitou em 2019.

Animais domésticos
Vitelão e Vaca de rala barrosã

Vitelão e Vacas de raça Barrosã

Porco Preto Alentejano

Porcos pretos de raça Alentejana

Ovelha merino

Ovelha e Borrego de raça Merino Preto

Galinha Preta

Galinha Preta Lusitânica

Ovos

Galinha Poedeira

Frango da Agrofloresta

Frangos da Agrofloresta

PARTILHE
Facebook
X
LinkedIn