Os Animais Domésticos

ANIMAIS QUE COOPERAM NO SISTEMA NATURAL

Raças ancestrais da Península Ibérica

Animais domésticos

Os animais domésticos com quem cooperamos no Montado do Freixo do Meio são elementos essenciais, não apenas na garantia do funcionamento do sistema natural, como na sua regeneração. A prática do maneio holístico no Freixo do Meio, que procura restaurar pastagens e regenerar solos, tornando a terra novamente produtiva, atraiu a atenção do seu criador Allan Savory que nos visitou em 2019.

Tratam-se por isso, das raças domésticas mais expressivas e ancestrais da Península Ibérica, ou seja, mais próximas do primitivo selvagem que lhes deu origem, pelo que mantém em grande medida a capacidade de desempenharem funções vitais no ecossistema.

Efetuamos em paralelo um trabalho ativo de conservação genética gerindo os efetivos e colaborando com os livros genealógicos oficiais das respetivas raças, bem como contribuímos para a preservação do património cultural gastronómico coletivo.

Criamos vacas barrosãs numa manada com 160 indivíduos; porcos alentejanos, numa vara permanente com 450 aliados; constituindo as ovelhas merino preto, um rebanho com 250 recicladores; e por último, as galinhas pretas lusitanas bando de 40 reguladores.

 
Animais domésticos
Vitelão e Vaca de rala barrosã

Vitelão e Vacas
de raça Barrosã

Porcos pretos
de raça Alentejana

Porco Preto Alentejano
Ovelha merino

Ovelha e Borrego
de raça Merino Preto

Galinha Preta Lusitânica

Galinha Preta
Ovos

Galinha Poedeira

Frangos da Agrofloresta

Frango da Agrofloresta
Peru preto

Perus Pretos
de Natal

PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn