Agrofloresta
de Sucessão Dinâmica

O Novo Montado XXI

Um modelo agrícola onde as árvores dominam

O montado de que beneficiamos é certamente o sistema agroflorestal mais expressivo e significativo de que dispomos na atualidade. É o nosso sustento presente, bem como a nossa inspiração. No entanto, movidos pela evidência do distanciamento que este sistema apresenta de fatores-chave do sistema natural, como a estratificação das árvores e a sucessão natural, em 2017, organizámos no Freixo do Meio uma reflexão internacional e coletiva sob o tema “Novo Montado” de que resultou uma estratégia clara quanto ao caminho a seguir na construção futura de uma relação com o sistema natural mais dignificante para todos os envolvidos.

A esse caminho demos o nome de Novo Montado XXI. Trata-se fundamentalmente da ideia de estruturar a relação com o espaço a partir de um eixo primordial — a floresta estratificada de sucessão dinâmica. Este conceito foi introduzido no Montado do Freixo do Meio por Ernst Gotsch em 2018. Esta visão constitui um marco fundamental na abordagem “agrícola” ao aproximar o homem da realidade natural da sucessão dos ecossistemas, bem como de outros fundamentos básicos.

Os sistemas agroflorestais de sucessão são ecossistemas dinâmicos com inclusão permanente do homem, das árvores, das plantas primárias, dos animais, bem como de todos os outros seres dos diferentes reinos, que ali possam desempenhar as funções requeridas pelo sistema, por forma a que este evolua e permita no seu último estádio de clímax (abundância), a utilização dos excedentes por toda a comunidade sem condicionar a sua dinâmica natural.

Hoje as agroflorestas de sucessão ocupam 5 ha junto do Monte do Freixo do Meio e são cuidadas pelo biólogo Bernardo Sá Nogueira e por um estagiário sazonal. Excedentes como hortícolas, morangos, limões, plantas silvestres e cogumelos contribuem já significativamente para os nossos alimentos.

 
 
Produtos Agrofloresta

Produtos disponíveis

Um modelo agrícola virado para o futuro

PARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn