Agricultura biológica desde 1997.

Agroecologia desde sempre!

Juntamos agricultura com ideologia, na busca de um planeta sustentável e na abundância de alimento.

PARTILHA DO ALIMENTO

O alimento
no Montado do Freixo do Meio

Produtos alimentares do Freixo do Meio

Alimentar-se do Montado do Freixo do Meio é partilhar um bem essencial obtido de uma forma agroecológica, isto é, que respeita os solos e os ciclos naturais de fertilidade, potencia a biodiversidade, não utiliza químicos ou transgénicos há duas décadas e promove a regeneração florestal. 

Este modelo agrícola permite que a carne, os vegetais e os produtos transformados sejam dotados de um sabor, frescura e qualidade excecional, ao mesmo tempo que dá sustento a toda uma comunidade empenhada na preservação deste Sistema Natural.

A produção agrícola biológica do Montado do Freixo do Meio tem a certificação da Kiwa Sativa (PT-BIO-03)

Produtos alimentares do Freixo do Meio
Representação do mês de Novembro no Missal Antigo do Lorvão, séc. XV

UMA TRADIÇÃO COM SETE SÉCULOS

Recuperámos o legado ancestral do Montado

Representação do mês de Novembro no Missal Antigo do Lorvão, séc. XV

Em 1990 produzia-se na Herdade do Freixo do Meio apenas trigo e borregos e não se transformava qualquer alimento. Porém, ao recuar cinquenta anos produziam-se, transformavam-se e consumiam-se dezenas de alimentos no Freixo do Meio.

Ao regressar ao modelo agrícola e societário ancestral do Montado experienciámos os efeitos da complexificação do sistema natural e fomos impactados pelos resultados: uma abundância significativa de comida.

Em trinta anos recriámos e inovámos mais de cinco centenas de alimentos provenientes das Agroflorestas do Montado do Freixo do Meio que partilhamos diariamente com milhares de clientes satisfeitos.

Os nossos alimentos são maioritariamente processados na herdade, com ingredientes aqui produzidos em modo biológico e partilhados diretamente pela cooperativa.

 
 

Escolha alimentar-se
no Freixo do Meio

Agroecologia. Mais que Agricultura Biológica.

Porque o Planeta não é um negócio, servimos os nossos ecossistemas permitindo a sua regeneração, atuando de uma forma responsável face à urgência climática e à extinção de espécies.

Alimentos orgânicos

Alimentos frescos e saudáveis a preço acessível.

Disponha de alimentos do dia com alto valor nutricional, sem tóxicos e muito saborosos, a um preço razoável.

Tradição com inovação, sabor com diversidade.

Preservamos alimentos, saberes e tradições únicas, que resgatamos à história do Montado, como carnes, enchidos, charcutaria, pão, alimentos de bolota, hortícolas e leguminosas, azeite, vinho e alimentos vegetarianos e vegan.

Preservamos alimentos, saberes e tradições únicas, que resgatamos à história do Montado: carnes de Barrosão, porco preto, Merino preto, galo lusitano, peru preto, caça, enchidos tradicionais alentejanos, charcutaria austríaca, pão artesanal, alimentos de bolota, variedades regionais de hortícolas e leguminosas, azeite de galega, vinho e sumos naturais, ovos da agrofloresta, alimentos vegetarianos e vegan, vegetais e fungos selvagens e mel.

Viva melhor, com maior conveniência e variedade.

Alimente-se a partir de um mesmo local, onde conhece os agricultores e do qual tem acesso a uma enorme variedade de escolha de alimentos e ingredientes, reduzindo as compras de supermercado. 

Economia local e comércio justo.

Trabalhamos para repartir e atuamos de forma ética no mercado sem praticar especulação comercial, ao mesmo tempo que garantimos um sustento digno aos nossos  agricultores e produtores parceiros.

 

Comunidade construtora de um novo futuro.

Defendemos uma relação onde o consumidor se envolve na realidade do agricultor nas decisões e na preparação do futuro através do programa CSA e da Cooperativa de Usuários do Freixo do Meio.

 
 
 

Mais de 300 alimentos
de produção biológica e artesanal

Ao longo de trinta anos recriámos e inovámos mais de cinco centenas de alimentos provenientes
das Agroflorestas do Montado do Freixo do Meio.

Bolota e Produtos de Bolota

Porco Preto do Montado

Vitelão e Vaca Barrosão e Garvonês

Frango e Galinha da Agrofloresta

Hortícolas e Ervas Aromáticas

Fruta da Época

Enchidos tradicionais

Salsichas Artesanais

Empadas e Pasteis

Hambúrgueres e enchidos vegetarianos

Ovos da Agrofloresta

Azeite, Azeitona e Vinagre

Preparados de Carne

Carne Maturada de Vaca

Queijo e Vinho

Doces, Mel, Bolachas e Granola

Sopas e Leguminosas

Plantas Silvestres e Cogumelos

Borrego Merino Preto do Montado

Conservas de Tomate e Pimento

Há produtos que estão apenas disponíveis através do Programa CSA Partilhar as Colheitas.

O que dizem os nossos clientes

EXCELENTE!
5/5

Os alimentos produzidos pela Herdade do Freixo do Meio são vistosos e muito saborosos. O serviço de entrega é muito conveniente.

Joana • Lisboa
SERVIÇO FANTÁSTICO
5/5

É muito fácil encomendar e o atendimento é muito simpático. Aqui encontrei os melhores alimentos biológicos em toda a região de Lisboa.

Bruno • Lisboa

csa - comunidade que sustenta a agricultura

Partilhar as colheitas

Entrega de alimentos

O Programa CSA Partilhar as Colheitas teve início em 2015, sendo pioneiro em Portugal. É um modelo de consumo e de produção alimentar biológica de proximidade, responsável e consciente. Estabelece um compromisso mútuo entre consumidores e quem produz ligado por valores de solidariedade e assente no reconhecimento do alimento como Bem Comum.

Através da subscrição de quotas de produção a preço fixo, semanalmente ou quinzenalmente, chegará à sua casa um cabaz composto por uma seleção de produtos hortícolas, carne, ovos, pão, leite, queijo, sopa, entre tantos outros, cultivados, colhidos e transformados na Herdado do Freixo do Meio ou por produtores associados, diretamente do campo para a sua mesa. 

Ao partilhar as colheitas é possível um planeamento mais seguro das culturas, evitando-se o flagelo do desperdício alimentar.

Entrega de alimentos

Mais que um cabaz biológico

Os princípios que sustentam o Programa CSA Partilhar as Colheitas

Conheça o seu agricultor e de onde vêm os alimentos

Este modelo de produção de alimentos assenta na transparência, onde os membros têm acesso privilegiado a todas as atividades da herdade e constroem uma relação de proximidade connosco.

Conquiste a soberania alimentar

Participe connosco na construção de um modelo agrícola que promove a abundância e a garantia de alimentos em tempos de incerteza.

Reconecte-se com a natureza através do alimento

Sempre desejou ter um pedaço de terra? Aproxime-se da Natureza e participe nas atividades e dia a dia da quinta.

Participe na regeneração do planeta

Através de uma agroecologia ativa e participada, trabalhamos para que o Planeta continue fértil e próspero, combatendo as alterações climáticas.

torne-se membro da Cooperativa

Ao fazer parte do Programa CSA Partilhar as Colheitas pode tornar-se também membro da Cooperativa Integral dos Usuários do Freixo do Meio, envolvendo-se na construção de um novo futuro.

Combata o flagelo do desperdício alimentar

Planear as colheitas com antecedência permite uma maior racionalidade na produção e cultivo de alimentos, eliminado a incerteza do escoamento e as quebras, pois tudo é distribuído racionalmente pelos membros.

PARCERIAS

Deseja ser nosso parceiro?

Os nossos parceiros não são apenas bons clientes, são alguém com quem contamos na nossa vida. 

PARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn