Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio

Agricultura biológica desde 1997.

Agroecologia desde sempre!

Juntamos agricultura com ideologia, na busca de um planeta sustentável e na abundância de alimento.

PARTILHA DO ALIMENTO

O alimento
no Montado do Freixo do Meio

Alimentar-se do Montado do Freixo do Meio é partilhar um bem essencial obtido de uma forma agroecológica, isto é, que respeita os solos e os ciclos naturais de fertilidade, potencia a biodiversidade, não utiliza químicos ou transgénicos há duas décadas e promove a regeneração florestal.

Produtos alimentares do Freixo do Meio

Este modelo agrícola permite que a carne, os vegetais e os produtos transformados sejam dotados de um sabor, frescura e qualidade excecional, ao mesmo tempo que dá sustento a toda uma comunidade empenhada na preservação deste Sistema Natural.

A produção agrícola biológica do Montado do Freixo do Meio tem a certificação da Kiwa Sativa (PT-BIO-03) e da Certiplanet (PT-BIO-04).

A partilha do alimento é assegurada atualmente pela empresa Abel, Cunha e Semedo, Lda formada por colaboradores do projeto.

Produtos alimentares do Freixo do Meio
Representação do mês de Novembro no Missal Antigo do Lorvão, séc. XV

Representação do mês de Novembro no Missal Antigo do Lorvão, séc. XV

UMA TRADIÇÃO COM SETE SÉCULOS

Recuperámos o legado ancestral do Montado

Representação do mês de Novembro no Missal Antigo do Lorvão, séc. XV

Representação do mês de Novembro no Missal Antigo do Lorvão, séc. XV

Em 1990 produzia-se na Herdade do Freixo do Meio apenas trigo e borregos e não se transformava qualquer alimento. Porém, ao recuar cinquenta anos produziam-se, transformavam-se e consumiam-se dezenas de alimentos no Freixo do Meio.

Ao regressar ao modelo agrícola e societário ancestral do Montado experienciámos os efeitos da complexificação do sistema natural e fomos impactados pelos resultados: uma abundância significativa de comida.

Em trinta anos recriámos e inovámos mais de cinco centenas de alimentos provenientes das Agroflorestas do Montado do Freixo do Meio que partilhamos diariamente com milhares de clientes satisfeitos.

Os nossos alimentos são maioritariamente processados na herdade, com ingredientes aqui produzidos em modo de produção biológica.

Escolha alimentar-se
no Freixo do Meio

Agroecologia. Mais que Agricultura Biológica.

Porque o Planeta não é um negócio, servimos os nossos ecossistemas permitindo a sua regeneração, atuando de uma forma responsável face à urgência climática e à extinção de espécies.

Alimentos orgânicos

Alimentos frescos e saudáveis a preço acessível.

Disponha de alimentos do dia com alto valor nutricional, sem tóxicos e muito saborosos, a um preço razoável.

Tradição com inovação, sabor com diversidade.

Preservamos alimentos, saberes e tradições únicas, que resgatamos à história do Montado, como carnes, enchidos, charcutaria, pão, alimentos de bolota, hortícolas e leguminosas, azeite, vinho e alimentos vegetarianos e vegan.

Preservamos alimentos, saberes e tradições únicas, que resgatamos à história do Montado: carnes de Barrosão, porco preto, Merino preto, galo lusitano, peru preto, caça, enchidos tradicionais alentejanos, charcutaria austríaca, pão artesanal, alimentos de bolota, variedades regionais de hortícolas e leguminosas, azeite de galega, vinho e sumos naturais, ovos da agrofloresta, alimentos vegetarianos e vegan, vegetais e fungos selvagens e mel.

Viva melhor, com maior conveniência e variedade.

Alimente-se a partir de um mesmo local, onde conhece os agricultores e do qual tem acesso a uma enorme variedade de escolha de alimentos e ingredientes, reduzindo as compras de supermercado. 

Economia local e comércio justo.

Trabalhamos para repartir e atuamos de forma ética no mercado sem praticar especulação comercial, ao mesmo tempo que garantimos um sustento digno aos nossos  agricultores e produtores parceiros.

 

Comunidade construtora de um novo futuro.

Defendemos uma relação onde o consumidor se envolve na realidade do agricultor nas decisões e na preparação do futuro através do programa CSA.

 
 
 

Mais de 300 alimentos
de produção biológica e artesanal

Ao longo de trinta anos recriámos e inovámos mais de cinco centenas de alimentos provenientes
das Agroflorestas do Montado do Freixo do Meio.

O que dizem os nossos clientes

EXCELENTE!
5/5

Os alimentos produzidos pela Herdade do Freixo do Meio são vistosos e muito saborosos. O serviço de entrega é muito conveniente.

Joana • Lisboa
SERVIÇO FANTÁSTICO
5/5

É muito fácil encomendar e o atendimento é muito simpático. Aqui encontrei os melhores alimentos biológicos em toda a região de Lisboa.

Bruno • Lisboa

CSA — Comunidade que Sustenta a Agricultura

Programa CSA teve início em 2015, sendo pioneiro em Portugal. É um modelo de consumo e de produção alimentar biológica de proximidade, responsável e consciente. Estabelece um compromisso mútuo entre consumidores e quem produz ligado por valores de solidariedade e assente no reconhecimento do alimento como Bem Comum.

Entrega de alimentos

Através da subscrição de quotas de produção a preço fixo, semanalmente ou quinzenalmente, chegará à sua casa um cabaz composto por uma seleção de produtos hortícolas e carne, diretamente do campo para a sua mesa. 

Ao partilhar as colheitas é possível um planeamento mais seguro das culturas, evitando-se o flagelo do desperdício alimentar.

Entrega de alimentos

Mais que um cabaz biológico

Os princípios que sustentam o Programa CSA

Conheça o seu agricultor e de onde vêm os alimentos

Este modelo de produção de alimentos assenta na transparência, onde os membros têm acesso privilegiado a todas as atividades da herdade e constroem uma relação de proximidade connosco.

Conquiste a soberania alimentar

Participe connosco na construção de um modelo agrícola que promove a abundância e a garantia de alimentos em tempos de incerteza.

Reconecte-se com a natureza através do alimento

Sempre desejou ter um pedaço de terra? Aproxime-se da Natureza e participe nas atividades e dia a dia da quinta.

Participe na regeneração do planeta

Através de uma agroecologia ativa e participada, trabalhamos para que o Planeta continue fértil e próspero, combatendo as alterações climáticas.

Combata o flagelo do desperdício alimentar

Planear as colheitas com antecedência permite uma maior racionalidade na produção e cultivo de alimentos, eliminado a incerteza do escoamento e as quebras, pois tudo é distribuído racionalmente pelos membros.

PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn