O MONTADO

Valores naturais

A paisagem do Freixo do Meio é representativa da grande diversidade de vivências do projeto bem como da interação com os sistemas naturais, com o foco no que o Homem precisa e não apenas do que se pode vender, através de uma utilização dos recursos definida por limites e regras.

Valores naturais

Não estando abrangida atualmente por nenhum estatuto de conservação representa, no entanto, uma área com diversos habitats do Plano Sectorial da Rede Natura 2000:

  • Área contínua de mais de 400 ha de habitat prioritário 6310 – “Montados de Quercus spp. de folha perene” com manchas arbóreas e arbustivas diversas, sendo importantes refúgios de fauna selvagem e de plantas autóctones.
  • Manchas de vegetação associadas a afloramentos rochosos de medronhais (habitat 5330pt3) e carrascais acidófilos (habitat 5330pt6). É uma zona de convergência de distribuição de vários carvalhos, além de diversos híbridos, e regista ainda uma elevada biodiversidade específica com mais de 1.000 espécies de animais, fungos e plantas.

 

Verifica-se a presença confirmada de várias espécies de mamíferos com estatuto vulnerável em Portugal e de várias espécies de aves com estatuto vulnerável a ameaçado.

São ainda de assinalar:

  • Espécies vegetais de interesse comunitário para a conservação
  • Galerias mistas de carvalhos e freixos onde recentemente foi encontrado junto com os carvalhos-cerquinhos e com os carrascos arbóreos, um novo carvalho ainda não identificado
  • Árvores monumentais onde se destacam principalmente os zambujeiros centenários
  • Charcas, pegos, barragens e lagos
  • Mais de 130 espécies de fungos inventariados e com reconhecido interesse ecológico e gastronómico.
PARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn