O MONTADO

Elementos construídos

A paisagem do Freixo do Meio é representativa da grande diversidade de vivências do projeto bem como da interação com os sistemas naturais, com o foco no que o Homem precisa e não apenas do que se pode vender, através de uma utilização dos recursos definida por limites e regras.

 
Elementos construídos

Na Herdade do Freixo do Meio existem vários elementos construídos, que se podem agrupar em núcleos operacionais: O Monte do Freixo do Meio e edifícios de apoio à produção, o Monte do Freixo de Cima e o núcleo do Monte do Zambujeiro, Monte Novo da Janfreira, Moinho e Monte da Pedra Alta.

O Monte do Freixo do Meio é o núcleo principal e é também o ponto de entrada na propriedade, composto por quatro conjuntos de edifícios e construções interligadas que incluem entre outros a “Loja do Freixo do Meio”, ponto de receção aos visitantes onde são fornecidas as informações.

Um segundo conjunto formado pela “Casa da Augusta”, é uma unidade de alojamento local e pela casa dos proprietários.

O terceiro conjunto é formado pela “Escola” em que uma das salas será convertida no futuro “Centro de Interpretação do Montado” e pela “Casa da Professora”, uma unidade de alojamento.

O quarto e maior conjunto de edifícios abrange o lagar, onde é feito o azeite e pisadas as uvas, uma residência, a “Casa da Malta” com quartos com beliches e lavandaria onde moram alguns trabalhadores e se alojam os voluntários. Integra ainda a unidade de transformação de vegetais, o secador de bolota, a sala de processamento da bolota, a sala de confeção, a unidade de preparação de vegetais frescos, o claustro com um jardim interior em torno de um pequeno lago, local que poderá vir a complementar o Centro de Interpretação do Montado, armazéns de ferramentas, sala de apoio à produção vegetal e animal, a cozinha e o restaurante “Cabana dos Bois” onde são servidas refeições diariamente.

 
PARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn