Suportado por um cronograma que representa o impacto do homem sobre a paisagem do Alentejo, o Centro de Interpretação do Montado e da Agrofloresta (CIMA) centro oferece uma perspetiva interdisciplinar sobre a evolução do bosque primitivo de quercíneas na região. Desde suas origens até se transformar no Montado da Idade Média, esta jornada revela os ajustes e desafios que moldaram essa paisagem ao longo do tempo, apresentando-o como uma das primeiras abordagens sistémicas à natureza.
Além disso, exploramos o futuro do Montado, considerando a introdução de elementos diversificadores para criar um sistema mais resiliente aos desafios futuros. Desde as mudanças climáticas até à necessidade crescente de produção de alimentos e fixação de carbono, este centro oferece insights valiosos sobre como a paisagem pode se adaptar e prosperar.
Venha descobrir as histórias e os desafios por trás do Montado e vislumbre o seu potencial futuro neste espaço único no coração do Alentejo.
À chegada e partida deve dirigir-se ao Centro de Acolhimento para registo de entrada e saída.
Horário: Das 9 às 17 horas (Exceto eventos especiais)
Duração: 40 minutos
Todos os preços incluem IVA à taxa legal em vigor
Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda., Operador de Atividades Turísticas – Ar Livre / Natureza e Aventura – RNAAT Registo n.º 378/2022.
Registo Nacional de Alojamento Local 29558/AL e 97457/AL.