Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio
Quem somos

Guardiões da Área Protegida do Montado do Freixo do Meio

Guardiões da Área Protegida do Montado do Freixo do Meio

A Área Protegida do Montado do Freixo do Meio foi criada em abril de 2022 como reconhecimento, por parte do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, de um trabalho, com mais de 30 anos, de regeneração deste sistema, levado a cabo pela Sociedade Agrícola do Freixo do Meio, Lda.

Esta área natural, com cerca de 600 ha, constitui-se como um território no qual pretendemos garantir um mosaico de paisagem equilibrado e sustentável, tanto no montado por nós gerido como por via da transmissão de práticas e experiência para outros montados do concelho e do nosso país.

O reconhecimento como Área Protegida levou-nos à necessidade de envolver os atores locais no reconhecimento e proteção desta área natural, dedicada a um sistema que marca a identidade de toda a região e que, no contexto europeu, se tem revelado como um dos ecossistemas com maior biodiversidade e capaz de produzir uma gama variada de alimentos saudáveis.

Os atores locais são, para nós, as instituições mas, sobretudo, todos quantos residem na localidade mais próxima dos Foros de Vale de Figueira e no concelho de Montemor-o-Novo. Não pomos, contudo, de parte todos os que, muito calorosamente, nos têm apoiado e que, residindo menos perto desta Área Protegida, se identificam com aquilo em que acreditamos e com a bondade de proteger o Montado e uma forma de gestão que visa, antes de tudo, a regeneração do sistema e a recuperação dos equilíbrios entre o Homem e a Natureza.

Foi com este objetivo que criámos a figura de Guardião da Área Protegida do Montado do Freixo do Meio. Esta é uma forma de interlocução com a Área Protegida e, também, uma demonstração de interesse por este sistema, pela sua gestão sustentável e pela cultura que a ele está associada.

Para melhor enquadrar os diferentes utilizadores desta área protegida criámos três tipos de Guardiões:

Os Guardiões de Honra são todas as pessoas que o desejem e que se comprometam na promoção desta Área Protegida do Montado e dos Montados em geral, a sua gestão sustentável e a preservação da cultura a eles associada.

Os Guardiões Jovens são todos os jovens entre os 6 e 18 anos que reconheçam a importância deste sistema para um futuro sustentável. Neste sentido pretendemos criar esta figura, por via de uma interlocução regular com as escolas do Concelho. Esta interação deverá concretizar-se essencialmente por meio de visitas regulares à Área Protegida e através de diferentes atividades e projetos de curto e longo prazo a desenvolver na Área Protegida. Estes podem variar entre uma simples visita ao projeto para participar numa das 12 atividades específicas que preparámos para os diferentes níveis etários (desde o pré-escolar ao 12º do ensino secundário) e que se subdividem em duas áreas temáticas A VIDA NO MONTADO (AGROECOLOGIA) e UM LUGAR NA PRÉ-HISTÓRIA (ARQUEOLOGIA).

Os Guardião Guia são qualquer pessoa ativa, empregada, desempregada ou reformada, que queira desenvolver algum tipo de atividade alternativa na Área Protegida do Montado do Freixo do Meio. Neste sentido, iremos formar um conjunto de operadores, através de uma via profissionalizante, que deverão ficar habilitadas a desenvolver atividades na Área Protegida de Montado e noutras áreas de Montado/Áreas Protegidas, relacionadas com a dinamização de visitas e trilhos, atividades de observação, monitorização, prospeção arqueológica, manutenção de equipamentos e estruturas que são parte integrante deste sistema, bem como outras atividades que pretendam desenvolver de forma harmoniosa e respeitando este sistema. Esta formação resultará de uma promoção conjunta da Área Protegida do Montado do Freixo do Meio, do ICNF, de Centro de Emprego, Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e IEFP.

Entretanto a Área Protegida do Montado do Freixo do Meio irá organizar formações mais curtas que visam enquadrar os professores que pretendam desenvolver atividades mais regulares nesta Área Protegida, por forma a que possam frequentar o espaço e desenvolver os seus projetos de forma mais autónoma.

Qualquer Guardião que o pretenda ser, apenas precisa de assinar um dos nossos livros que se encontra na receção e pode, desde esse momento, participar nas Assembleias de Guardiões da Área Protegida do Freixo do Meio que se organizam com regularidade e são anunciadas nas nossas redes sociais. Estas Assembleias são espaços de troca de informações sobre a Área Protegida mas são também de troca de opiniões e sugestões sobre a mesma Área Protegida.

PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn