Montado do Freixo do Meio - Voltar ao início
Logo comemorativo dos 25 anos do Montado do Freixo do Meio
Quem somos
Visitar

comunidade que sustenta a agricultura

PROGRAMA CSA

DIRETAMENTE DO AGRICULTOR PARA A SUA MESA

Alimentos de qualidade, saudáveis e ao preço justo.

Aprendemos a valorizar o que conhecemos. E conhecer os seus alimentos, de onde vêm, quem os cultiva, como são obtidos, é um enorme privilégio e uma segurança nos dias que correm.

Logo CSA Partilhar as Colheitas

O Programa CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) é um modelo de consumo e de produção alimentar biológica de proximidade, participativa, responsável e consciente. Estabelece um compromisso mútuo entre os consumidores e quem os produz, ligado por valores de solidariedade e confiança, com preços fixos e assente no reconhecimento do alimento como Bem Comum.

ANO DA FUNDAÇÃO
0
CO-PRODUTORES ATIVOS
+ 0
PRODUTORES ASSOCIADOS
0
QUOTAS DIFERENTES
0
Logo CSA Partilhar as Colheitas

Muito mais do que um cabaz biológico, um programa de benefícios mútuos

Para si, para o agricultor e especialmente, para o Planeta.

Consumidor

Agricultor

Planeta

Membros do CSA em reunião

Um projeto em comum

Mais do que um consumidor, um coprodutor!

Membros do CSA em reunião

Os aderentes do Programa CSA não são consumidores, mas coprodutores na construção de um projeto que reflete a responsabilidade conjunta em torno da produção sustentável de alimentos saudáveis, da reconexão com os ecossistemas e com o desenvolvimento rural.

Inscrições para o Programa CSA

Informações sobre o Programa CSA através do mail geral@freixoalimento.com

O que dizem os nossos coprodutores

Uma forma de cidadania construtiva
5/5

Optámos por ser coprodutores do Freixo do Meio para participarmos ativamente numa comunidade que produz alimentos da maneira que acreditamos ser a mais positiva, tanto para a saúde do planeta, como das pessoas. É com muito orgulho que sentimos este projeto a crescer e a ajudar a sociedade a refletir, através do que comemos, sobre o impacto de uma alimentação consciente, com qualidade e riqueza nutricional.

 
Inês Soeiro e Octávio Inácio
Membro há 5 anos
5/5

Fazer parte do Programa CSA do Freixo do Meio desde há 5 anos, tem-nos permitido ter acesso alimentos de que gostamos, produzidos e transformados num local e por pessoas que conhecemos e respeitamos e de um modo equilibrado com a natureza.

Luís Chaves
Vou de propósito buscar os produtos
5/5

Moro longe de Lisboa, mas o percurso que faço de quinze em quinze dias para ir buscar as quotas à Loja da Av. de Madrid é largamente compensado pela qualidade dos produtos, pelo carinho e proximidade das pessoas e pelo calor que me enche o coração por conhecer a proveniência do que me irá alimentar a mim e à minha família.

Mariana Ley
Alimentos de época e de qualidade
5/5

Quando decidimos experimentar o programa CSA, já lá vão alguns anos, a nossa motivação principal era obtermos alimentos da época, de boa qualidade, produzidos localmente e de forma sustentável. Esses objetivos foram alcançados. Mas hoje, pertencer ao CSA significa pertencer, cuidar da Terra, cuidar das Pessoas.

Família Fátima Barata e Nuno Patronilo
Um privilégio!
5/5

É um privilégio ser coprodutor do Freixo-do-Meio, um compromisso que temos desde janeiro de 2016. É muito importante para mim e minha família podermos alimentarmo-nos de forma ética e com reduzido impacto ecológico e social.

David Avelar
É uma festa de cor e sabor!
5/5

É sempre uma festa receber os alimentos do Freixo do Meio. Quinzenalmente, a nossa cozinha enche-se de uma incrível variedade de alimentos o que torna a experiência de cozinhar muito mais rica. Descobrimos novos alimentos e sabores que não encontramos no supermercado. Por outro lado, sentimo-nos felizes por ajudarmos a sustentar toda uma comunidade que se esforça por cultivar e produzir alimentos tão bons.

Família Braz Martins

Os compromissos do Programa CSA

Produção de alimentos em harmonia com a natureza

A produção alimentar humana é parte integrante de um ecossistema natural complexo e com recursos limitados que importa compreender e respeitar. Nesta abordagem ancestral que é, ainda, a base da soberania alimentar de muitos povos, as características e funções de cada elemento da biodiversidade são absolutamente respeitados.

São modelos de produção inspirados e cumpridores da forma como a natureza funciona, garantindo o ciclo natural ao longo de um ano, a estabilidade energética e os sistemas de autorregulação. No Montado do Freixo do Meio produzimos segundo os princípios da agroecologia, da permacultura e da soberania alimentar.

 

Relação pessoal entre o coprodutor e o agricultor

O sistema moderno da distribuição de alimentos afastou o consumidor da produção dos alimentos, dos desafios e da satisfação do contato com a terra. O Programa CSA tem como objetivo restabelecer o contacto direto entre o consumidor e o agricultor e a terra que este cultiva.

O consumidor passa a conhecer melhor a realidade do agricultor e o processo de obtenção dos alimentos. Recebe alimentos locais e biológicos da época, sempre frescos, a um preço justo que permite ao agricultor a produção sustentável. O agricultor pode planear, em conjunto com o coprodutor, as colheitas e necessidades de carne e outros alimentos, reduzindo o desperdício alimentar.

 
 

Alimento como Bem Comum

Se o alimento é um Bem Comum, todos devemos participar, partilhando os riscos e benefícios das colheitas numa lógica de responsabilização conjunta com a consciência da complexidade e responsabilidade de produzir alimentos. Através das quotas, nós no Montado do Freixo do Meio partilhamos as dificuldades e os sucessos da nossa produção, oferecendo o melhor que a natureza nos dá.

Perguntas Frequentes

As dúvidas mais comuns já estão respondidas

O grande objetivo do nosso Programa CSA Partilhar as Colheitas é o de restabelecer o contacto direto entre o consumidor e o agricultor e a terra que este cultiva. Através de um compromisso livre entre consumidores e quem produz, estabelece-se uma comunidade que trata o alimento como um bem comum, partilhando os riscos e benefícios da produção e envolvendo-se nas tomadas de decisão. Daí o nome do Programa CSA: Communitysupportedagriculture – a comunidade que sustenta a agricultura.  O Programa funciona através de um sistema de quotas, que correspondem a produtos produzidos no nosso Montado. 

O programa Partilhar as Colheitas permite ao consumidor ter acesso regular aos produtos biológicos mais frescos, produzidos segundo os princípios da Agroecologia, da permacultura e da soberania alimentar, pagando o preço justo. O consumidor sabe que os seus alimentos são produzidos no Alentejo numa terra que já não usa químicos há 25 anos. Comprando o seu alimento diretamente do agricultor, o consumidor contribui para empregos locais e o desenvolvimento rural. Os membros do CSA conhecem pessoalmente quem produz os seus alimentos e este cuidado sabe bem – literalmente. 

Subscrever uma quota regular representa deter uma fração de toda a produção, razão pela qual gostamos de chamar coprodutores às pessoas que se envolvem na construção deste projetorefletindo a responsabilização conjunta em torno da produção de alimentos sãos e justos. Com cada quota, um coprodutor dá um contributo para uma venda certa do agricultor. Desta forma, o agricultor pode produzir com menos risco a quantidade certa. 

O Programa CSA funciona em 2 semestres: O período Primavera/Verão (de abril até setembro) e o período Outono/Inverno (de outubro até março). Dentro de cada período, a oferta de quotas e os preços mantêm-se estáveis. Isto faz parte do compromisso do produtor. Pode aderir ao Programa CSA em qualquer momento, segundo as normas e quotas do período atual. 

Para aderir deve preencher o Acordo CSA, indicando as quotas que pretende receber. O Freixo do Meio confirmará a sua inscrição por e-mail. 

Um coprodutor compromete-se com a compra regular de um produto, uma quota. As quotas devem ser levantadas no dia da entrega no ponto de entrega escolhido. Mas além de um compromisso ao nível do produto, o Programa CSA quer incentivar o coprodutor a responsabilizar-se pela comida produzida e pela produção. Queremos estimular o interesse pelos métodos de produção, os desafios do agricultor e todos os aspetos da distribuição dos alimentos. A participação dos coprodutores é desejada para construir o programa CSA em conjunto. 

Os coprodutores têm prioridade no fornecimento de alimentos produzidos no Freixo do Meio. As quotas são produtos sempre garantidos. Em compras na loja online, as encomendas de coprodutores são satisfeitas com prioridade. Nas várias atividades e alojamentos no Freixo do Meio os coprodutores têm direito a um preço reduzido. 

O consumo mínimo significa que todas as suas quotas que receberá durante um mês devem somar-se a pelo menos 60€. Este é um pré-requisito para a adesão ao programa CSA. 

As quotas podem ser entregues semanalmente ou quinzenalmente. Não é possível escolher entregas mais dispersas (como por exemplo entregas mensais). O Montado do Freixo do Meio produz uma grande quantidade de alimentos diferentes, cumprindo a missão de abraçar o ecossistema rico do montado alentejano e a riqueza de produtos que ele nos oferece. Exigimos dos nossos coprodutores a compreensão desta missão e a valorização do Montado, aceitando a grande variedade deste ecossistema à sua mesa com regularidade. 

Sim, pode sempre complementar as suas quotas com os produtos da loja online. Se escolher o mesmo dia de entrega e o mesmo ponto de entrega, receberá as quotas conjuntamente com a sua encomenda online.

Todas as quotas entregues durante um mês são faturadas numa única fatura emitida ao final de cada mês. Esta fatura deve ser paga por transferência bancária ou por debito direto. 

 
 
 
 

A participação no programa CSA é automaticamente renovada em cada novo período. No entanto, no início de um período, é possível fazer ajustes na sua escolha de quotas. Para cancelar a sua adesão, deve informar-nos por e-mail para geral@freixoalimento.pt 

PARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn

As quotas de alimentos disponíveis
para subscrição

Uma vasta seleção de quotas de alimentos ao seu dispor, de produção própria ou produtores associados

Hortícolas e Vegetais Frescos

Leite Pasteurizado

Leite Cru

Queijo Gouda Jovem

Polpa de Tomate

Pão de Bolota

Pão Alentejano

Carne de Frango

Carne de Vitelão

Carne de Porco Preto

Pasteis de Carne

Hambúrgueres Vegetarianos

Empadas Vegetarianas

Enchidos e Charcutaria

Farinha de Bolota

Pontos de entrega

Alentejo

ALENTEJO

LISBOA

A partir de 04/04/2022 a loja estará encerrada. Novos pontos de entrega em Lisboa serão brevemente anunciados.

Margem Sul

MARGEM SUL

Entrega ao Domicílio

DOMÍCILIO

Lisboa
3ª, 5ª, Sáb.
5,25€
Oeiras
3ª, 5ª, Sáb.
7,25€
Amadora / Odivelas
3ª, 5ª, Sáb.
7,25€
Almada / Seixal
3ª, 5ª, Sáb.
7,25€
Loures
3ª, 5ª, Sáb.
8,25€
Cascais / Sintra
3ª, 5ª, Sáb.
8,75€
Alcochete / Montijo
3ª, 5ª, Sáb.
8,75€
Barreiro / Moita
3ª, 5ª, Sáb.
8,75€
Vila Franca de Xira
3ª, 5ª, Sáb.
9,75€
Sesimbra
3ª, 5ª, Sáb.
10,25€
Setúbal / Palmela
3ª, 5ª, Sáb.
10,25€
Mafra
3ª, 5ª, Sáb.
10,25€

Como funciona

Compromisso mútuo

Através da subscrição de produtos a preços fixos no valor igual ou superior a 60€ mensais durante 6 meses.

entrega garantida

No dia e local escolhido receberá comodamente os seus alimentos frescos.

Pagamento facilitado

Pagamento no final de cada mês, através de débito direto ou transferência bancária.

participação comunitária

Participe na comunidade CSA através do Forum on-line e dos encontros entre coprodutores.

Processo de adesão

os 4 passos

1.

conhecer e identificar-se

O Programa CSA Partilhar as Colheitas é mais do que um simples meio de obter alimentos. É uma comunidade de suporte mútuo entre o agricultor e o coprodutor, regulada por um conjunto de princípios éticos com os quais se deve identificar e estar de pleno acordo.

2.

CANDIDATURA E ESCOLHA DE QUOTAS

Deverá formalizar a sua candidatura através de um compromisso de subscrição de quotas de alimentos por um período de 6 meses. De todas as quotas de alimentos disponíveis, deverá selecionar aqueles que mais lhe convém, num valor mínimo de 60€ mensais, assim como, escolher o local de entrega. Porque os recursos naturais têm limites, o Programa CSA Partilhar as Colheitas tem um número máximo de coprodutores e quotas disponíveis por cada estação agrícola.

3.

CANDIDATURA ACEITE

Será informado sobre a disponibilidade das quotas escolhidas. Sempre que alguma estiver esgotada, será proposta uma alternativa.

Receberá um convite para um encontro de boas-vindas à comunidade do Programa CSA Partilhar as Colheitas através de uma visita à Herdade do Freixo do Meio.

4.

INÍCIO DO PROGRAMA

Os seus alimentos começarão a chegar à sua casa e poderá começar a participar ativamente na comunidade do Programa CSA Partilhar as Colheitas através dos encontros de coprodutores e do Fórum on-line.